sexta-feira, 19 de março de 2010

A Idade das Trevas e a "Santa?" Inquisição


Caros Amigos,
Aqui em Tubarão no mês de Abril chegará a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura no Centro Municipal de Cultura e Museu Willy Zumblick. Eu ajudarei na organização e por isso estou muito empolgado. É um grande acontecimento, uma mostra destas chegar em minha cidade. Também me ofereci a dar uma palestra ou falar sobre o assunto a algumas pesoas, por isso estou estudando e me aprofundando mais no assunto. Meio saidinho eu, não? Me oferecer...Deixe-me explicar, é que a Idade Medieval me fascina, assim como toda a História, e neste pequen artigo quero analisar com vocês um pouco sobre este período negro da História.

Peguei o Manual dos Inquisidores escrito por Nicolau Eymerich, em 1376 e ao acabar de lê-lo senti uma perplexidiade e um espanto enorme, e uma pergunta ficou martelando na minha mente:Como é possível o ser humano ser tão desumano com outro igual a sí, seu semelhante? Como pode o "cristianismo" daquela época fazer aquilo, sendo que se diziam seguidores de Cristo, o Jesus que morreu por todos nós, por amor e que acolheu prostitutas, adulteros, e toda a escória de braços abertos e repleto de amor. Jesus certamente se estivesse ainda presente materialmente não acolheria as "bruxas", que muitas vezes não eram bruxas coisíssima nenhuma?

Afinal, quem somos nós para julgarmos alguém herege? Alguém por estar fora dos padrões normais deve ser considerado uma aberração?Claro que não. Apesar de todas as diferenças e de todo o resto, somos seres humanos. O que nos leva a fazer a gana pelo poder não é mesmo? Era poder que a Igreja Católica Romana tinha e temia perder e que a levou a matar milares de "endemoniados". Claro que todos tem direito de errar, afinal, errar também é humano, mas eu fico pensando...Matar umna mulher que fazia remédios caseiros a acusando de coito com o demônio. Jesus com certeza não aceitaria isso. Fico me imaginando se o próprio Cristo, se viesse a terra por aquelas épocas não seria também torturado ou jogdo na fogueira....E muitas vezes a fogueira era a melhor opção considerando-se os outros tipos de tortura, como a dama de ferro, a cadeira de pontas, o esmagador de seios e outras atrocidades.

Senti-me mal e triste ao ler este livro e ver o quanto o ser humano pode ser desumano e comportar-se feito um irracional. A sorte nossa é que este tempo já passou e que hoje há liberdade. Naquela época não crer que o batismo era pra salvação era considerado heresia. Pobre de nós protestantes. Fogueiraaaaa...Fogueiraaa...Joga pra fogueira....(iria cantar a Ivete Sangalo kkk)Isso é pra refletirmos...até onde vai o ser humano pelo poder? O quanto o ser humano pode ser irracional?Não sei se sou louco, mas acho que o que faz o mundo girar é o amor...e se depender de mim, ele continuará girando pra sempre;-P

Nenhum comentário:

Postar um comentário