quinta-feira, 11 de março de 2010

Quando nos deixamos roubar!


Sequestro de subjetividade é muito comum hoje em dia. O sequestro de subjetividade é mais comum do que se possa imaginar. Primeiro, vamos esclarecer o que é isso. Sequestro de subjetividade é o sequestro do Eu. Nós somos sequestrados quando nos entregamos a outra pessoa e deixamos que ela roube ou mude nossa personalidade ou quando nós forçamos alguém a mudar. Agora mais esclarecidos, vamos ao que me levou a escrever este texto. Eu era seminarista Católico Romano e no seminário muito de mim foi mudado. Não os culpo, estava disposto a ser padre e sabia que pra isso deveriam haver mudanças. Parei de escrever contos e histórias de terror e suspense, que eram minha paixão, mudei meu gosto musical, afinal, deixei-me envolver por tudo que deveria fazer para me tornar padre.
Hoje, após ter saído do seminário, ví o quanto isso me fez mal, coisa que na época nao me toquei.

Por exemplo, a minha capacidade de escrever ficção enferrujou e hoje levo um dia para esboçar e escrever uma história, coisa que antigamente me tomava apenas uma hora. Sem falar que quando você não é você mesmo, nunca pode haver felicidade. Seja Você! Isso pode soar um pouco clichê, mas é a mais pura verdade. Nada melhor do que ser a pessoa que realmente é. Se eu nao tivesse deixado-me levar, talvez hoje seria alguém totalmente diferente, mas maduro e mais desenvolvido.

Outro roubo de subjetiviade que nos acomete é a moda e a mídia. Os protótipos de beleza da moda roubam nosso eu, nosso jeito de ser. Como para os moldes da moda, as mulheres magras são as boas, milhares de meninas sofrem e não comem para terem um corpo de modelo e muitas vezes entram para o caminho da doença, da anorexia, da bulimia. O Mercado de trabalho é exigente e o consumismo impera no mundo, o que nos leva a querer ter sempre mais, mais e mais e nos leva muitas vezes a negligenciar o bom da vida, a quem amamos para podermos dar do bom e do melhor e ter o que nos agrada. Novamente aí somos roubados. É hora de parar! Chega! Seja você mesmo! Não deixe-se roubar, não deixe-se sequestrar. Liberte-se de suas correntes enquanto é tempo, antes que seja tarde demais e você se acostume com o cativeiro...

Filosofe sobre isto.Reflita como está sua vida? Analise, se você se deixa sequestrar pela moda, pelos outros ou por o que quer que seje que te leve a não ser você, se sim. Procure a saída, ela existe.

Um comentário:

  1. Muito bom João! Seja sempre quem você é. Pois o que somos é o que há de melhor em nós.

    ResponderExcluir