sexta-feira, 30 de abril de 2010

Escravos Livres


Pensando com meus botões: Nós cristãos cremos que Cristo morreu para nos libertar dp pecado. Cristo em Sua morte nos tornou livres. Concorda?

E isso mesmo. Porém, nãonos conscientizamos que somos livres. Ao contrário, somos cada vez mais escravizados neste mundo. Não digo pelo mundo, pois o mundo só é o que é (supostamente ruim) por que nós o assim tornamos. Somos escravizados pelo dinheiro, pelo materialismo, pelo consumismo...são tantos ismos que não dá pra enfileirar. Creio porém, que o "capetalismo" é a raiz de todo o problema. É devida a ganância humana que guerras são travadas entre as nações, pessoas são vistas como objetos,e a natureza é destruida.

"Dinheiro não é problema, é solução!" Ouvi isto estes dias e fiquei pensando comigo como está frase está totalmente equivocada.Fiquei preocupado, pois quem pensa isso certamente "endeusa" o dinheiro e acha que le resolve tudo. O dinheiro pode comprar uma casa, mas não pode fazer um lar.O dinheiro pode comprar sexo, mas não compra o amor. O dinheiro não traz felicidade.

Nós somos livres, porém escravos do dinheiro. Não podemos imaginar nossa vida sem ele. Estamos sempre preocupados com que vamos receber, o que vamos gastar, como vamos comer, o que vamos vestir. São Mateus, em seu Evangelho no capítulo 6, 19-21: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração."Logo em seguida, nos diz no versículo 24 ao 26: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? "

Sim, nós valemos muito mais que as aves do céu, que os lírios do campo. Deus nos ama incondicionalmente, e se entregou, morreu por este amor.Se fosse para sermos escravos de algo, isso deveria ser do amor. Ser escravo do Amor. O que é amor? Deus é Amor. Sejamos escravos de Deus, assim como o próprio Cristo fêz-se escravo nosso.

:-)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estereótipos, Rótulos e pré-conceitos?


Eis uma pergunta interessante. Sempre perguntamos a uma pessoa nova que conhecemos quem ela é. Isso é importante, é assim que ficamos conhecendo as pessoas. O pior de tudo é quando nem ao menos perguntamos a pessoa quem ela é e já formulamos um pré-conceito a respeito dela. O pré-conceito que fundamos se baseia em nossas crenças,estereótipos, preconceitos e percepção social. Estudando psicologia social, cheguei a conclusão de que é preciso conhecer o outro de uma forma livre, sem influência, sem gerar pré-conceitos.

Muitas vezes somos rotulados pelo igreja a que pertencemos, pela musica que ouvimos, pelos gostos que temos.Nossas atitudes com relação a gostar ou não de uma pessoa vai de nosso interior. Se não gostamos de algo no fuano, pode ver, que este algo é o que nós tambem temos e não nos agrada muito. Temos que conhecer o outro livre, de mente aberta, como uma folha em branco. Experiência pessoal:

Quando conheci meu pastor, meus pais não se agradaram muito, pois conheciam o estereótipo de pastor ladrão e falso que a maioria das Igrejas tem. Até meus pais conhecê-lo e ver que era uma pessoa maravilhosa e nao se encaixava em suas crenças e estereótipos, eles ficaram com esta idéia na cabeça.Então, para ter uma bo interação em grupo, deixar-se conhecer e conhecer o outro, é preciso ter a mente livre, senão, nossos sentidos e idéias que nem sempre são corretos podem nos fazer sair perdendo.Muitas vezes, podemos formar um pré-conceito de alguém e sair perdendo, pois o pré-conceito formulado é totalmente errado.

Pense: Você costuma formar um pré-conceito sobre a pessoa antes de conhecê-la?Você deixa sua mente livre para conhecer alguém ou ja pensa na pessoa a rotulando e com seus estereótipos daquele rotulo?

Boa semana a todos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Amor é possível?


Por que nós não conseguimos viver sem amor?

Quer dizer, viver sem amor nós até vivemos, mas não podemos chamar isto de vida. O amor é o sentimento mais nobre que o ser humano pode ter. Creio que não há uma deficição específica patra o amor. O amor é abstrato. O amor tem características, e várias, mas nós não podemos definí-lo com apenas um conceito.

Afinal, o que é o amor?Este sentimento não parece ser humano, parece estar além da nossa imaginação, e realmente esta! Amar não0 é facil, é complicado. As características do amor são difíceis de se viver.Algumas características do amor? Vamos lá:

O Amor é paciente: Só quem ama sabe o valor da paciência. Só quem ama sabe e espera, sofre as demoras de Deus.Só que ama sabe tolerar os erros do outro e ver nele não o que há de pior, mas sim, aquilo que ainda lhe resta de melhor.

O Amor não é invejoso: Quem ama não sente aversão ao que o outro tem que ele próprio não tenha.Quem ama se felicita, se regozija pelo bem, pelo crescimento do amado.

Não é arrogante, não se ensoberbece: O amor é humilde. Quem ama não se coloca num pedestal, mas sim doa-se, dá-se ao próximo, para que possa fazer o bem.

Não é ambicioso: O amor não deseja fortunas, glória, reconhecimento.Não busca seus prórpios interesses. Apenas ama.

Enfim, o amor TUDO DESCULPA, TUDO CRÊ,TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA. Viu?Uma pessoa comum não desculpa tudo, não crê tudo, não espera nada e não suporta nada nos dias de hoje. A cobiça, a ganância, a inveja, a soberba emperam sobre as pessoas. Então o amor se perdeu?

Não, o amor não se perdeu...Há pessoas que não são tão perfeitas na vivência do amor, mas procuram-no incansavelmente. Não é facil amar, de jeito nenhum, mas que vale a pena tentar, ah isso vale. E você?O que pensa do amor? Reflita um pocuo sobre este sentimento...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Intolerância, sinal de Ignorância!


Não há nada pior que a intolerância. O que é tolerar? Tolerar é respeitar. Toleramos nossos chefes, pois se não o tolerassemos, não teriamos emprego, se não tivessemos emprego, não teríamos dinheiro, se não tivessemos dinheiro não teríamos um pinto para dar água! O mundo hoje não vive sem dinheiro, ou melhor, as pessoas não vivem sem dinheiro, por isso, precisamos tolerar nossos superiores, as vezes tendo vontade de mandá-los pros quintos dos infernos. Se você é assim, é inteligente....Uma coisa eu sei, de ignorante você não tem nada.

Intolerar, o que é? É não respeitar. O que você me diz da Inquisição?Não foi um ato abominável da parte do homem? E a escravidão?E o Nazismo?Tudo isso aconteceu devido a Intolerância. A intolerância religiosa, que é o que mais se percebe hoje é atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de outras pessoas. Assim foi a inquisição. A escravidão, deve-se a intolerância da cor de pele, no nazismo, Hitler não tolerava Judeus e por aí vai....

Podemos ver que tolerância é sinal de ignorância.Ela é uma estrada cujo fim se dá no vale do sofrimento, da dor.A tolerância causa ódio, desperta guerras e torna as pessoas, seres humanos ruins. Hoje o cristianismo, por exemplo, está tao dividido e há tanta intolerância dentre as seitas e igrejas cristãs que umas passam a odiar as outras. Não foi a tolerância que o Jesus ensinou aos discipulos, deixando o manamento " Amai-vos uns aos outros!", e Paulo não disse "Suportai-vos mutuamente!"

E nós, somos tolerantes? Respeitamos as diferenças das pessoas que nos cercam? Respeitamos os deficientes físicos? Os de outro credo?Os de outra cor? Os de outra raça? Somos espertos, inteligentes, sábios, ou somos ignorantes intolerantes?

O vírus que muita gente tem!



Coube ao Cientista Russo Dmitri Ivanowsky (1892) o portento da descoberta do vírus. De lá pra cá, sobretudo a partir do ano de 1935, quando a ciência começou a isolar cristais de vírus para estudos, as descobertas de medicamentos e vacinas para aplacar os ataques destes seres infinitamente minúsculos, causadores de graves prejuízos à vida dos humanos, dos demais animais e vegetais, vem se sofisticando cada vez mais. O bichinho é danado e tem uma habilidade de se transmutar para ludibriar os medicamentos.
Mas um vírus cruel e que tem contribuído para que muitas vidas sejam prejudicadas e nações inteiras afundadas no abismo social, tem um nome fácil de pronunciar: CORRUPÇÃO. Um vírus sorrateiro, discreto e de aparecias bem nobres, pois aparece sempre de terno e gravata, as vezes com capacidade para falar duas ou mais línguas e assim por diante. Além, é claro, de um discurso de justificativa para sua fome voraz. Esse bichinho que pode virar um elefante é muito convincente.
E você que está lendo estas linhas? Será que não é portador desse vírus tão horrível? Interessante que o vírus da CORRUPÇÃO se alimenta dos cofres públicos, subtraindo o dinheiro que daria mais saúde às populações excluídas, mais escolaridade às nossas crianças e demais estudantes, mais vida e esperanças a tantas pessoas que necessitam de horizontes de realização.
O alimento da CORRUPÇÃO vem do bolso do contribuinte que consome e paga impostos, dos empresários que já andam extenuados com tantas taxas de impostos neste pais campeão não apenas no Vôlei e no Futebol, mas na cobrança de impostos que constituem uma imoralidade. Essa montanha de alimentos desperta fome no vírus.
Aí o vírus da CORRUPÇÃO começa a mordiscar o dinheiro público, abrindo verdadeiras sangrias que precisam ser estancadas com mais aumentos de impostos. Olha minha gente, esse vírus tem um estômago sem fundo, que nunca enche. Vocês podem acreditar, esse vírus não dorme e anda muito. Fica noite a dentro fazendo planos para se alimentar dos recursos que se destinam à saúde, educação, assistência social, enfim, ao progresso social. Há! Ele adora andar de avião, visitar as salas de políticos e pessoas dos chamados escalões. Bom, não se iluda meu caro leitor, o vírus anda também nas salas de certos juízes, certos desembargadores e se os ministros do supremo não fecharem as portas...
É bom lembrar que o vírus da CORRUPÇÃO sabe comer muito e sabe também comer pouco. Enfim, nunca enjeita comida. Não é de se estranhar que ele come dinheiro de pequenos projetos de pontes, de mata burros, de pequenas obras, come dinheiro de funcionários públicos que ganham um enorme salário e devolve até 75% para o(a) político(a) que está padecendo da infecção do danadinho do vírus e não se contenta com o robusto salário que ganha.
E o vírus da CORRUPÇÃO, por incrível que pareça, DEFECA e defeca em valores. O excremento do medonho pode ser notado no pagamento da universidade dos filhos das pessoas infectadas, nas casas lindas dos corruptos no litoral, nas andanças gratuitas a bordo de jatos dos propagadores do vírus, em apartamentos, contas fantasmas na Suíça e em outros paraísos fiscais, em fazendas, carros de luxo, vinhos caros e muitas outras mordomias. É muito excremento, bonito e colorido, às vezes esverdeados em dólares. Se fede? Não fede, pois usa o mais sofisticado perfume francês.
Você quer saber se já existe vacina. Sim, existe. Ela está dentro de você, na sua consciência. O primeiro a ser vacinado é você, se já não está infectado. Precisamos ser vacinados e bem vacinados, pois corrupção é o mesmo que perder a virgindade. Depois que se faz uma vez, para muitos é difícil parar. A vacina se chama: ilibação, honestidade, fidelidade, ser contente com o que possui e não invejar o que é dos outros, enfim, chama-se ética.
Quem pratica a CORRUPÇÃO pode ser feliz? Nem sempre, pois o “alheio chora o seu dono”. Mais cedo ou mais tarde tudo lhe será cobrado. O corrupto pode até ludibriar a justiça dos homens, mas não escapará da justiça de Javé, o Deus dos pobres que sempre “Ouve o clamor dos oprimidos” (Ex. 3).

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como lidar com o sofrimento?


Por que sofrer?
Esta é uma pergunta que vem rondando a humanidade desde o inicio de sua existência, e continua nos tempos de hoje. É tamnbém uma daquelas perguntas ao mesmo tempo sem respostas mas com milhares de teorias.Não vamos nos ater nas diversas teorias. O segredo é que nós não podemos fugir do sofrimento. É uma condição do ser humano. Uma hora ou outra acabaremos sofrendo alguma coisa ou sofreremos por alguém.O segredo é saber como sofrer. Você pode passar pelo sofrimento chorando, berrando, esperneando, ou, você pode passar por ele tentando encontrar o significado do sofrimento, pois, o sofrimento pode nos tornar uma pessoa extremamente melhor.Não devemos ser vítimas de nosso sofrimento, e sim sobreviventes, pois estes sãos os que conseguiram passar por sobre o problema e tiraram sua lição. Então a pergunta não é Por que sofrer, e sim, como sofrer. Experimentew refletir sobre isso hoje...