segunda-feira, 31 de maio de 2010

Imagine


Imagine que não há paraíso/É fácil se você tentar/Nenhum inferno abaixo de nós/E acima de nós apenas o céu/Imagine todas as pessoas/Vivendo para o hoje/Imagine não existir países/Não é difícil de fazê-lo/Nada pelo que lutar ou morrer/E nenhuma religião também/Imagine todas as pessoas/Vivendo a vida em paz/Talvez você diga que eu sou um sonhador/Mas não sou o único/Desejo que um dia/você se junte a nós/E o mundo, então, será como um só/Imagine não existir posses/Surpreenderia-me se você conseguisse/Sem ganância e fome/Uma irmandade humana/Imagine todas as pessoas/Compartilhando o mundo/Você pode dizer/Que eu sou um sonhador/Mas não sou o único/Desejo que um dia/Você se junte a nós/E o mundo, então, será como um só.

Que linda esta letra filosófica do compositor e cantor John Lennon. Pare e reflita. Ja imaginou, um mundo onde as pessoas vivam para o hoje, sem se preocupar com o amanhã, como Cristo mandou fazer.( "Não vos preocupeis com o dia de amanhã....), ja imaginou não existir religião, pela qual as pessoas intolerantemente se matam, roubam, miseram as vezes as pessoas? Imagine não haver posses, por issto, não existira a ganância desenfreada e a competição desleal, que gera a injustiça. Sem ganância, sem fome, todos dividindo mutuamente o que tem, acabando com a fome, com a miséria, as pessoas compartilhando um mundo, vivendo em paz. Que sonho! Que belo sonho.

Este mundo é impossível? Bem...o que posso dizer... Vc pode crer que o mundo está perdido, mas eu creio que com amor, podemos transformá-lo e quem sabe, ele se torne este mundo utópico

Não quero perder nada!

"Eu não quero fechar meus olhos, eu não quero dormir por quê porderia perder algum momento de você, e eu nao quero perder nada!"Ouvindo esta famosa música do grupo Aerosmith no show de Porto Alegre eu me pus novamente a filosofar sobre o amor. O amor realmente tem a capacidade de transformar, tem a capacidade de nos manter acordados para velar pela pessoa amada. O amor é paciente, o amor é bondoso, é caridoso, não é invejoso, não é rancoroso...O amor é especial.
http://www.youtube.com/watch?v=4mNLd2Diy2Q&feature=player_embedded

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Illuminati


Esse final de semana foi meio Iluminado para mim hehehe. Por três vezes ouvi ser citado o nome dos Iluminatti e pedidos para que fosse falado sobre eles. Pois bem...Quem foram os Illuminati?Eles ainda existem?Por que agora ouvimos falar deles.

Primeiro, a palavra ILLUMINATI vem do italiano que significa iluminado.

Dizem certos historiadores e estudiosos teóricos, assim como Dan Brown, o autor do Best Seller Anjos e Demônios, que os Illuminati eram uma seita de pessoas como cientistas, astrônomos, matemáticos, filósofos, físicos que eram contra os dogmas da Igreja Católica Medieval. Que achavam que a ciência era necessária, e não só a teologia. Galileu, segundo Brown, era um Illuminatus, que pregava contra a teoria Romana de que o Sol girava em torno da terra, ou seja, Galileu pregava que o Sol era o centro e que a Terra girava em torno dele. Isso gerou uma grave perseguição da Igreja a estes homens e a difamação deles por parte dela. A Igreja passou a afirmar que os Illuminati eram adoradores do demônio, seus símbolos eram satanistas, que eles queriam derrubar os governos e formarem uma nova ordem mundial. Mas estavam enganados. Os Illuminatus só queriam iluminar o mundo. Levar as pessoas não só a fé (Galileu era católico praticante), mas também a razão. Os perseguidos foram acolhidos por outras sociedades, como a Maçonaria, os templários e os Rosa Cruzes. Por isso eles estariam espalhados e divididos, infiltrados em todos os lugares.

Após a morte dos primeiros Illuminati os que vieram em seguida assumiram as acusações da Igreja e passaram a ter esta como inimiga, e desde então vem lutando contra ela e a Igreja contra eles. É por este motivo e alguns outros que a Igreja condena as sociedades "secretas" como a maçonaria, por exemplo.

Para alguns conspiradores, os Illuminatis estão hoje infiltrados nos governos, nas Igrejas e nas principais e mais poderosas instituições, e querem criar uma nova ordem secular (novus ordum seculorum = lema antigo illuminatti), destruindo assim as instituições civis e religiosas e formando uma só nação, uma só ordem.

O que é verdade?
O que é mentira?
Não sei... Já que para alguns historiadores a ordem Illuminati só foi fundada em 1700 e era pacífica e indefesa.

Vai saber...rsrsrsr
Eu prefiro a versão de Dan Brown.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

AVATAR


Confesso que dormi ao tentar ver o filme AVATAR de James Cameron no cinema. Depois passou e nem havia pensado mais no filme, até que ontem, aluguei ele na videolocadora para tentar assisti-lo e finalmente consegui. Tenho que confessar que o filme é muito bom entretenimento e passa uma mensagem legal.

Uma das primeiras coisas que o filme me levou a refletir foi a seguinte: Nós sempre temos o que aprender, não importa o quanto saibamos.Sempre temos a aprender com o próximo, com o outro. Foi o caso de Jack, que com o seu AVATAR passou a conhecer um mundo totalmente novo, novos significados e novos sentidos com os Na'vi, em especial com Neytiri.

Outra coisa que me chamou muito a atenção e que vale a pena ser lembrado é que a ganância exagerada sempre leva a destruição, a dor. Como nós somos ruins! Por dinheiro, hoje o homem é capaz de tudo. É até capaz de matar por R$1,99. Quanto mais por toda a riqueza natural que existia em Pandora. E a ambição realmente destruiu muito no filme. Destrui relacionamento, vidas, e natureza.

Por último, quero refletir sobre deixar as coisas para trás. Jake resolve deixar tudo pra trás para seguir uma nova vida com os Na'vi. Ele teve coragem de deixar o dinheiro,o material, deixar todo o supérfulo para viver entre os nativos junto a natureza. E nós? Somos capazes de deixar uma antiga vida pra trás para tomarmos um novo rumo e tornarmo-nos homens novos?

Ademais, o filme é meio panteísta e um pouco exagerado. Ficção científica mesmo. Mas se você não viu, vale a pena conferir. AVATAR, na locadora mais próxima de voce!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Viver de Sonhos


Estava pensando comigo mesmo. Sonhar é bom, não é?Como é bom sonhar. Sonhar em ter uma vida melhor, sonhar com o príncipe encantado ou com a Rainha de sua vida. Sonhar com o emprego de sua vida, com sua conta bancária polpuda, com sua casa de praia em Miami... Afinal existem tantas formas de sonhar, e com nossa imaginação podemos ir mais longe do que imaginamos. Então podemos nos perguntar: É ruim sonhar? Filosofando sobre o assunto, eu cheguei a conclusão de que não. Não é ruim sonhar. O ruim é viver de sonhos.

Você sonhar em ter uma Top Model ao seu lado não é problema. O problema é você deixar passar e não "agarrar" uma mulher boa, amiga, companheira só porque ela tem uns quilinhos a mais. Sonhar é bom, mas não quando o sonhos nos tira da realidade e faz com que vivamos por nossos ideais.

Se nós queremos realizar nossos sonhos devemos primeiro lutar por eles. Para alcançarmos o ideal, temos que passar pelo real. O nosso mundo de hoje vem sofrendo demais. Corrupção, Morte, Violência, Degradação Ambiental. Se nós quisermos um mundo melhor, temos que mudar o pior. Você entende?

Então não sonhe acordado, acorde para alcançar o sonho!

:-P Boa Semana a Todos

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Religião: Ópio do Povo


Karl Marx tinha um conceito interessante para religião. Segundo ele, a religião pode ser considerada o "Ópio do povo!".Mas será mesmo a religião o ópio do povo?Em partes sim, e em partes não, a meu ver. Deixe-me explicar, e para isso, vamos ver o conceito de Ópio.

Ópio (do grego ópion, "suco de papoila") é um suco extraíto da planta da papoula, usado como narcótico, como droga.A dependência física desta droga causa uma estropiosa decadência física e intelectual. Ou seja, a religião sendo ópio para o povo, é um obstáculo ao progresso e a libertação do homem, uma forma de explorá-lo. Sabendo disso, nós podemos concordar com o conceito Marxista?

Hoje as pessoas muitas vezes deixam-se escravizar pelas diversas religiões e instituições, dando dízimos exorbitantes, fazendo jejuns, esforços e sacrifícios muitas vezes incompreensíveis devido a suas crenças religiosas, muitas vezes ainda sendo radicais e fanáticos, causando guerras intolerantes e morte de milhares. mas estas pessoas. Por isso poderiamos dizer que sim, ela é um ópio para o povo.

Mas o que é de fato religião?Há discordância quanto a etimologia da palavra, mas supõe-se que ela vem do latim "Reliare" que significa Religação. O Objetivo da Religião é ligar. Ligar o ser humano ao divino, e assim, o divino ligá-lo com o ser humano. Claro que sou cristão e ponho aqui meus ensamentos, por isso você talvez não concorde.Mas...penso assim.

A maioria das religiões tem como objetivo o amor ao trancendente e a sua criação.A maioria delas prega o amor. Se o homem verdadeiramente vivesse o amor, o mundo seria um lugar melhor. Desde a época de Marx o homem já vivia esta falsa religião. Portanto, podemos concordar que é o ópio do povo.

Religião é o ópio do povo quando obriga as pessoas a darem todos os seus bens para uma causa "nobre": comprar a nova mansão do pastor, o novo carro.

Religião é o ópio do povo quando crianças são molestadas e abusadas, tendo suas vidas destruídas e tendo depois que passar por diversos tratamentos, podendo não se curar.

Religião é ópio para o povo quando promete curas e milagres e ilude as pessoas para obter massa.

Religião é opio quando iludi e oprime os Filhos e Filhas de Deus, almas em busca de socorro.

Religião é ópio para o povo quando coloca ser humano contra ser humano, gerando ódio, preconceito e muitas outras coisas....

Religião é ópio para o povo quando não prega o amor.


Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Mateus 24.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Filsofoia em Seriado!?


Gente, tava pensando aqui com meus botões. Até que ponto somos influênciados pela TV?Ela pode nos ajudar a filosofar?
Devo confessar que sou ciciado em Séries de TV nrte-americanas. Em especial 24, SUPERNATURAL, FRIENDS, Desperate Husewifes, Smalville e tantas outras que como estas citadas, não acompanho sistematicamente.E, como maníaco televisivo e discípulo filosófico posso afirmar com toda segurança que SIM, seriados de TV nos fazem filosofar e bastante.

Como? É simples. O que é filosofia?Filosofia é o amor ao saber, tudo bem, o blábláblá clássico. Mas, filosofia é também o pensar, o analisar, o refletir. É amar isso citado há pouco. Quem ama refletir e pensar ama a Filosfia. E vamos concordar, os seriados nos fazem pensar muito. Pelo menos, no meu caso, assistindo a seriados já filosofei muito. Alguns exemplos?

*Até que ponto estamos dispostos a ir para guardarmos um segredo?-Desperate Housewifes (1ª temporada)
*Qual é o valor da amizade?Pelo outro estamos dispostos a assumir responsabilidades e correr riscos?- Smallville (A pobre da Chloe Sullivan sempre protegendo e correndo perigo para salvar o Clarck)
*Como é viver uma amizade saudável?(Vendo FRIENDS eu sempre me encantava como aqueles amigos eram unidos e muito doidos. Aquilo era amizade saudável?O.o)
*A Justiça é sempre justa?(kkk..Esta pergnta me veio ao ver 24 REDEMPTION, o filme que se originou da série e que mostra como a justiça americana sacaneia o Jack Bauer, que se entrea pelo salvamento de pobres crianças...AH, VÁ VER O FILME P ENTENDER!kKKKkkKK)
*Qual a importância da família?Aonde nos levam grandes responsabilidades? (Ao ver em SUPERNATURAL a importância que um dá ao outro a ponto de vender a própria alma pro Cão kkk e a grande responsabilidade que Dean sentia por sobre a família).

Pois é. Você pode ver. Os pensamentos que tive foram os mais loucos possíveis. Mas filosofar é isso. É deixar a mente viajar e refletir sobre aquilo, pode isto ser um filme, um livro, um texto, uma musica, a própria vida cotidiana ou o que for.

Então, voltando a pergunta inicial. É possivel filosofar através de Séries de TV? No sentido da reflexão sim, é possível filosofar. Claro que tem séries que nos apresentam filosfias próprias e de pensadores consagrados, mas isso é assunto pra outro artigo....

Vá ver TV e filosofar vai!!!!!