segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ficai atentos! Vigiai

Este domingo último iniciou-se o Advento. A época em que esperamos por aquele que há de vir. Jesus Cristo, nosso senhor. A liturgia do primeiro domingo nos transmite uma mensagem importantíssima:

Ninguém conhece a data da vinda do Cristo, filho do Homem. Jesus voltará para nos buscar quando menos esperarmos. Afinal, alguém sabe a data de sua morte? Creio eu que ainda ninguém sabe a hora exata de sua morte, por isso, nos diz Jesus em Mateus 24: "Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá”. 


Temos que nos preparar para esta vinda de Cristo. Temos que viver no espírito, e não na carne, viver segundo as obras do espírito. 


Quando morrermos, a única coisa que teremos serão nossas obras para apresentar diante do Senhor dos Senhores. E o que iremos apresentar?Seria acaso as obras da carne:


Prostituição
Impureza
Idolatria
Inimizade
Bebedices
Glutonarias


De que isso irá nos servir? Deus é espírito, e de que nos adianta ter vivido pela carne se quisermos viver com o espírito?


Por isso vigiemos! Vivamos segundo o espírito, preparados para a vinda de Cristo, o Salvador. Assim como ontem se acendeu a primeira vela do advento, acendamos também nosso coração de esperança, amor, caridade, mansidão, e outros frutos maravilhosos do espírito.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Muito além do Sangue!

Semana passada assisti a estréia de Jogos Mortais - O Final (Saw 3D) e mais uma vez me maravilhei com o filme. Não devido a violência e ao sangue. Muitos pensam que Jogos Mortais é só uma série nojenta de horror em que litros de sangue falsos não são poupados. Esta não é bem a verdade. Na verdade, Jogos Mortais é uma verdadeira obra filosófica, uma série que trata (de um modo cru - pode-se dizer) do existencialismo humano.
Jogos Mortais aborda o tema da vida e da morte como alguma coisa além da simples existência humana e da extinção da vida. Jogos Mortais nos leva a questionar o valor da vida, a responsabilidade das escolhas que tomamos e principalmente qual o verdadeiro sentido da morte. A história principal foca-se no Serial Killer John Kramer (também conhecido como Jigsaw). John sequestra vítimas previamente selecionadas que não valorizam sua vida e não aproveitam suas bençãos e as coloca em armadilhas (geralmente temáticas quanto ao problema pelo qual a pessoa passa), forçando-a a lutar por sua sobrevivência, tendo que muitas vezes, realizar sacrifícios ou abondanar valores éticos e morais para se salvar. Seu objetivo é fazer com que as pessoas, após jogarem e salvarem-se, aprenderem a valorizar mais suas vidas. Como o próprio Jigsaw diz: "Muitas pessoas são ingratas por estarem vivas..." Jigsaw sofre de um tumor terminal, que o impulsionou, junto a outros fatores que se desenrolam através dos 7 filmes da série, a fazer tais jogos.
Os filmes também mostram a importância de nossas ações e o que elas podem acarretar. "Quanto sangue você está disposto a derramar?" Pergunta o assassino.
Imagine se Jigsaw e suas armadilhas fossem reais? Pensaríamos bem antes de cometermos error e de não darmos valor a nossa vida..Taí uma sugestão: Se você tem estômago forte assista Jogos Mortais I, II, III, IV, V, VI e O Final, sendo este último em exibição no cinema, o resto são catálogos nas vídeo-locadoras)...
"Viva ou morra! Faça sua escolha!"