quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vamos tirar as roupas?


Estava assistindo ao documentário “I’m going to tell you a secret.” da “Reinvention Tour”, turnê de Madonna em 2005, quando algo me chamou a atenção. Durante a apresentação da canção “American Life”, vários dançarinos entram e passam a desfilar pelo enorme palco com vestimentas típicas de várias religiões do mundo São identificáveis judeus, um padre e uma freira, muçulmanos, mulheres com burca e outras mais (veja o vídeo, vale a pena) . Num frenesi, quase ao fim da música eles começam a arrancar desesperados suas roupas. Para quem simplesmente assiste a apresentação, pode achar uma coisa forçada, visto que o cenário em que a música é apresentada é de guerra, com imagens chocantes no telão. Realmente, a música e a apresentação são uma crítica dura ao modo de vida americano.


Voltando às roupas arrancadas, um pouco antes da apresentação no DVD, enquanto se preparam para as apresentações, Madonna comenta: “Religião resulta em fragmentação. Essas roupas religiosas, para a maioria das pessoas, acabam separando todo mundo. Assim, a ideia é que vocês estão se despindo do que os separa de modo que vocês todos possam se tornar uma consciência, certo?”

Quando acabei de assistir ao documentário retornei a esta cena e a assisti mais uma vez, parando em seguida para refletir. Madonna afinal de contas teve um pensamento que considero de extrema sabedoria, e cristão até. O próprio Jesus nos disse: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. (João 15, 12-17) E como Jesus nos amou? Jesus amou a todos sem preconceitos, sem restrições. Para Ele não importava se a pessoa era judeu ou gentio, branco ou negro, homem ou mulher, se fora um publicano, uma prostituta ou qualquer que fosse o pecador. E hoje o que acontece?

Como diz Madonna, a religião separa as pessoas. Evangélicos não suportam católicos e os julgam, católicos não permitem que divorciados e pessoas em segundo casamento comunguem, judeus e muçulmanos vivem em guerra. E por quê? Realmente se houvesse o amor entre as pessoas a religião não seria necessária. Jesus teve de vir pregar esse amor e devido ao medo de amar, pessoas o julgaram e mataram.
Paulo nos diz para despirmos do homem velho e vestir-nos de homem novo. É o que devemos fazer. Deixemos o preconceito, o ódio, as diferenças de lado e sejamos um. Sejamos um, assim como Jesus e o Pai são um. Arranquemos nossas roupas, vamos nessa, vamos arrancar nossas roupas? E  nessa, creio eu, Madonna e Jesus concordariam. Madonna critica severamente a política americana e a violência e neste belíssimo dvd promove a paz. Seria a cabala? Não sei, mas que deveríamos seguir o conselho dela, ah deveríamos.