quarta-feira, 27 de abril de 2011

Minha Metanóia!!

Metanóia é conversão. Metanóia é mudança de vida! Conversão tanto espiritual quanto intelectual.
Essa semana passei por uma experiência que gerou-me  metanóia. Nessa experiência, aprendi que o ódio, o rancor, a revolta não levam a nada, e que o amor, a força, a paz, a coragem e a união são o que mais importam em nossa vida. Essa experiência foi o ACAMPS! O Acamps me emocionou, me fez chorar, me fez ver que no mundo ainda existe amor e existem pessoas que podem nos ajudar a melhor passar pelo processo doloroso da vida, dando-nos apoio. Me fez jogar naquela cachoeira de águas correntes tudo de ruim que ainda guardava em meu coração. Me fez ver o mundo e as pessoas de formas diferentes, amando-os e respeitando-os ainda mais. O Acamps e meus irmãos simeãos me fizeram ver que por mais difíceis que sejam nossas barreiras, muralhas, dificuldades, sempre há pessoas que te amam e te ajudaram a passar por elas, confiando em tí, no teu potencial. Amo todos vocês queridos amigos! Obrigado pela confiança, Obrigado pela partilha, Obrigado pelo apoio, Obrigado pelo amor. Obrigado por me ensinar que apesar de o mundo muitas vezes ser Trevas, existem luzeiros que podem me apoiar, e que o ódio, o rancor e a revolta só machucam. Gostaria de citar o nome de algumas pessoas especiais, que tomaram lugar em meu coração, e que deixaram saudade. Saudade só sente aquele que ama, como diria a primeira pessoa da lista, uma pessoa mais que especial, que me cativou de primeira (calma, você já vai ver). Não nos demos adeus, entretanto, e sim um até logo, pois tenho certeza que somos "amigos que nasceram pela fé" e seremos "para sempre amigos sim, se Deus quiser!"

Essa citação é para todos do ACAMPS, em especial pros abaixo, da amada Simeão:
"SE EU TENTASSE DEFINIR, O QUÃO ESPECIAL, TU ÉS PRA MIM, PALAVRAS NÃO TERIAM FIM. DEFINIR O AMOR NÃO DÁ, ENTÃO DIREI APENAS OBRIGADO. SEI QUE ENTENDERÁS! PRECIOSO ÉS PARA DEUS E PARA MIM, SE ACASO PRECISAR, PODES CONTAR COMIGO. PRECIOSO ÉS PARA DEUS E PARA NÓS! QUE A FÉ EM DEUS NOS FAÇA ETERNOS AMIGOS!"

Amábili Maria Marques, Débora Costa Ribeiro, Eduardo Boschet Garcia, Jalline Tatiana Cesca, Micaele Michels, Michele Brighenti Redivo, Nereu Alexandre Santos, Rafael Nunes Miguel, Roger Mendes dos Santos, Suzana Fragnani De Pieri, Thiago Antunes Willemann, Volnei Pedro Dias de Souza, Davi Cascaes, Nicole Benedet... Obrigado Amigos!!!!!!!!



terça-feira, 26 de abril de 2011

IV Acamps Tuba

Meus queridos e amados leitores. Só posso lhes dizer uma coisa quanto ao ACAMPSTUBA, do qual participei agora dias 21,22,23 e 24 de Abril. "A vida seria maravilhosa e perfeita se fosse um eterno Acamps!".Não tenho vergonha de dizer que chorei, me emocionei, amei, partilhei. Conheci pessoas maravilhosas, maravilhosas mesmo, sem mentiras, que me ouviram, me ampararam me amaram. Pessoas que considero família, que posso dizer que amo do fundo do meu ser, apesar de conhece-los em menos de uma semana. Ja lhes digo, caros leitores, que vale a pena participar de um Acamps!!

Posso dizer, eu amo ACAMPS, eu amo meus irmãos de ACAMPS!!!! Sou muito agradecido a Deus por ter participado do Acamps. Foram os melhores quatro dias de minha vida. Nem adiantaria eu lhes descrever, pois cada um tem uma experiência única. Só lhes digo que vale a pena. Hoje eu estou encarando a vida de forma diferente, sai mudado (para melhor) de lá, com mais amor e compaixão pelo ser humano, pela natureza e por Deus.
Acamps excedeu a espectativa. Muito Obrigado Acamps! Gostaria de mandar um abraço especial para o Simeão, que amo demais, demais, demais. Força, Irmandade, União!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ACAMPS!

Pois é meus caros leitores.
Falta extamente uma semana para minha participação no ACAMPSTUBA, um acampamento religioso da Igreja Católica Apostólica Romana. Minhas expectativas são grandiosas, afinal minha cabeça está a mil por hora. E além do mais, Deus está meio distante de mim, ou eu Dele. A Filosofia é ótima mas entra em sua mente e cola feito chiclete. Não que porque eu li sobre ceticismo ou Nietzsche que eu deixei de crer em Deus. Não. Apenas parei param pensar e refletir um pouco sobre certos assuntos que já me conduziam a outras reflexões e daí por diante. É complicado. Acrescente a isso trabalhar em três lugares diferentes e você chegará ao resultado pelo qual passo: STRESS ABSOLUTO.

Este acampamento é uma boa. Relaxar um pouco e refletir sobre o Mestre é maravilhoso. Depois de tanto tempo com Platão, Aristóteles, Descartes, Marx, Spinoza, Nietzsche é bom passar um tempo com Jesus. Se bem que não tenho certeza que meu coração irá aquietar, embora eu queira. A agitação vive dentro de mim. Mas amigos, a Adrenalina e a Ansiedade pelo ACAMPS são grandes. É grande minha sede por Cristo. Amo-o a Ele intensamente. Não me importam as burradas cometidas pelas instituições, o que me importa é a pessoa de Jesus, e a Ele eu sigo. Mas ele está longe... Distante... E eu meio que passo por uma noite escura. Mas sinto-me reconfortado, João da Cruz passou por isso, Madre Teresa passou por isso, porém tiveram grandes experiências com o Senhor e assim espero que aconteça comigo. Deus se revela na beleza da criação. Quem sabe só preciso deste descanso e da beleza daquilo criado por Ele para exergá-Lo de novo.

Depois lhes relato as experiências amigos

É esperar e ver. 7 Dias e contando....

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que a carta do assassino de Realengo nos mostra.

Por Hermes C. Fernandes

Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, entrou em uma escola municipal em Realengo, zona oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, atirando contra alunos em salas de aula lotadas, matando onze, e deixando treze feridos, quatro em estado grave. Antes de entrar na escola, Wellington já havia baleado dois alunos do lado de fora. Alvejado por um policial, suicidou-se.




Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. De acordo com a polícia, Wellington não tinha antecedentes criminais.



Na carta encontrada com ele, o atirador fala de questões religiosas, pede perdão pelo crime e dá indícios de que o ataque foi premeditado.



Abaixo, um trecho da carta:





“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”



Percebe-se, nesta parte da carta, que o atirador seguia uma linha religiosa de cunho fundamentalista, principalmente ao demonstrar preocupação com quem tocaria seu cadáver, exigindo que fossem pessoas castas. Chegou-se a ventilar que ele fosse muçulmano, o que logo foi desmentido pelo presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil, Jamel El Bacha. Ademais, se fosse um seguidor do Islã, não teria mencionado a vinda de Jesus para despertá-lo “do sono da morte para a vida”, aludindo à crença cristã na ressurreição dos mortos por ocasião do segundo advento de Cristo.



Alguns dos episódios semelhantes ocorridos nos Estados Unidos também envolviam religiosos fundamentalistas. Em um dos últimos, ocorrido em 16 de abril de 2007, o coreano Seung-Hui Cho, depois de haver tirado a vida de 32 pessoas no campus da Universidade de Virginia Tech, deixou um vídeo gravado comparando-se a Jesus Cristo. Assista ao vídeo aqui.



Desprovido de senso crítico, um fundamentalista religioso é capaz de nutrir ódio, preconceito e discriminação contra grupos que professem religião ou ideologia diferentes da sua, ou que pertençam a outra etnia. Tais características são encontradas tanto em grupos fundamentalistas islâmicos, quanto cristãos.



Não é raro encontrar sites ou blogs de conteúdo cristão fundamentalista que pregue, entre outras coisas, a superioridade de uma etnia sobre outras, o direito da população de armar-se, e, pasmem, até a escravidão como alternativa válida para os nossos dias. Geralmente, são contra o aborto, mas a favor da pena de morte. Acham que o Estado não tem o direito de intrometer-se na economia, mas dão ao Estado o direito de tirar a vida. Alguns beiram ao fascismo e ao nazismo. Encontrei quem dissesse, por exemplo, que os negros deveriam agradecer por terem sido trazidos como escravos para as Américas, pois aqui teriam encontrado vida melhor do que tinham em seu próprio continente. É difícil crer que alguém creia desta maneira em pleno século XXI.



Moro atualmente nos Estados Unidos com a minha família, e sei o que meus filhos têm sofrido na escola por causa do conservadorismo americano. A região mais racistas deste país é justamente a conhecida como “Bible Belt” (Cinturão bíblico), de maioria conservadora e fundamentalista. Apesar de todo o conservadorismo, o uso de droga é cada vez mais comum. O bullying é fartamente praticado, principalmente contra alunos pertencentes a minorias. Quando vamos a uma igreja americana, meus filhos ficam escandalizados ao verem lá alguns dos seus colegas parecendo santos, enquanto no ambiente escolar se revelam racistas, promíscuos, mentirosos. Para eles, o aquecimento global seria uma farsa engendrada pelos comunistas. Antes da crise econômica que abate esta nação, os imigrantes eram vistos como mão-de-obra escrava, quer dizer, barata. Hoje, são vistos como invasores, que estão aqui para tomar seus empregos. Muito da admiração que eu nutria por este país cedeu a uma decepção profunda. É claro que não se pode generalizar. Há muitas pessoas generosas, receptivas, verdadeiros cristãos.



Espero que este episódio ocorrido em Realengo não seja presságio de que mais um vício da sociedade americana desembarcou em terras tupiniquins. Já temos violência demais. Não precisamos de mais uma categoria.



Em vez de nos preocupar apenas com quem colocou aquelas armas nas mãos do atirador, deveríamos estar mais procupados com o tipo de mensagem que ele andou ouvindo ou lendo. Parentes e conhecidos disseram que ele não saía da internet. Seria bom que a polícia examinasse e divulgasse o conteúdo contido na memória de seu computador.



Há conteúdos que são extremamente nocivos à alma humana. Principalmente quando instigam o embate entre grupos divergentes.



O que difere o cristianismo sadio do fundamentalista é o conceito de graça, que nos torna seres humanos mais compassivos e equilibrados, menos dados a extremismos.



Deixo uma sugestão aos meus colegas blogueiros: verifiquem em seu blogroll se você não está ajudando a difundir blogs nocivos. Vamos espalhar a graça, o amor, a justiça e a verdade, e coibir a difusão de qualquer ideologia ou doutrina importada que seja danosa à sociedade.





* Fiz uma pequena edição neste artigo, uma vez que fora escrito no calor da emoção. Meu propósito não é criticar ou acusar quem quer que seja, mas apenas fomentar a reflexão.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Liberdade. Que é isso?

Ontem estreou no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) uma novela chamada Amor & Revolução, que se passa na época em que o Brasil sofreu a ditadura militar. Neste negro período da História Nacional, as pessoas perderam sua liberdade. Seus direitos. Muitas pessoas foram mortas, torturadas e estão desaparecidas ainda hoje. Mas Afinal, o que é liberdade.

Existem muitos conceitos na Filosofia. Vou me ater ao conceito que creio ser o mais certo, o de Sartre. Como se bem sabe, em filosofia nada está totalmente certo ou errado. Cada um tem sua opinião e pode seguir o conceito que quiser, afinal, filosofia é nada mais nada menos que a atividade de refletir. É também interessante os conceitos de Marx, Shopenhauer e por ai em diante.

Para Sartre, a liberdade é condição ontológica do ser. O Homem é antes de tudo, livre. Livre para ser, para pensar, para agir, para ter.

Concordo com Sartre. O Homem nasce livre de qualquer coisa, sem obrigações e é moldado ao longo de seus anos de vida. Creio que cabe a cada um decidir o que fazer de sua vida, entretando creio que também deve se impor um limite a liberdade, para que esta não se transforme em libertinagem. Cabe a cada um ser o que quiser. Ser médico, ser esportista, ser religioso... Cabe a cada um ter o que quiser, contando que para isso ele não atrapalhe a liberdade de outrem.

No período da ditadura não se tinha liberdade de expressão. Nada nem ninguém possuía a verdade a não ser o governo militar. Isso é totalmente errado e uma regressão do ponto de vista filosófico. Graças a Deus aquele período passou e hoje nada mais é que uma mancha negra em nossa história, um período confuso, cujos misterios perduram até hoje.

E você, é livre?
Não somos livres quando nos colocamos no jugo de outro. Não somos livres quando nos é roubada nossa subjetividade, personalidade, jeito de ser. Não somos livres quando prendemos a Aguia que existe dentro de cada um de nós e nos conformamos em sermos galinhas, ciscando com o pé no chão, sem antes visar o horizonte.

Taí uma mensagem pra você refletir. Afinal a liberdade é natural do ser humano, seu direito é garantido pelas constituições mundiais e apesar de muitos impasses, cabe a nós, lutarmos pela nossa liberdade.